Nos últimos dias de agosto/2019, a Prefeitura Municipal de Santos, formalizou as derradeiras providências burocráticas que permitirão finalizar a interminável novela, de seis longos anos, que vem sendo acompanhada pela comunidade amiga do Valongo.
De seu lado, já na primeira semana de setembro/2019, a Petrobras, responsável pelo financiamento, deu início à licitação da etapa final do projeto que deverá concretizar o tão esperado Parque de Integração / Praça Frei Cosme.
O PARQUE / PRAÇA
(1) A partir da Rua Marquês de Herval
(2) A partir da Rua São Bento / Largo Marquês de Monte Alegre
(Reprodução/Internet)
Na foto acima é destacada, apenas, a área de 4.505 m² pertencente à Prefeitura de Santos, que se localiza no miolo da quadra entre as Ruas Marquês de Herval e São Bento / Largo Marquês de Monte Alegre, ao lado do Santuário Santo Antônio e atrás da antiga Estação Ferroviária, no bairro do Valongo.
Essa área será integrada a outra contígua, de 3.575 m², já ocupada pela Petrobras, sob a denominação “Parque de Integração”.
PRÓXIMOS PASSOS
Completada a licitação que, em condições normais levará aproximadamente seis meses, talvez um pouco mais, poderão começar as obras da pracinha. Isto, lá pelo segundo trimestre de 2020.
Aí, se tudo continuar andando dentro da normalidade, o novo Parque / Praça poderá ser entregue à população santista, e outros visitantes, até o final de 2020.
Até lá, a missão zeladora dos Amigos de Frei Cosme seguirá perseverante, como sempre…
(Reprodução/Internet)