Quase dentro das previsões, um mês após a publicação, em 18/11/2018, da Parte I do 5º Capítulo, recomeçaram as escavações coordenadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O reinício dos trabalhos começou a partir da ruela que, com origem no Largo Marquês de Monte Alegre, avança entre o Santuário Santo Antônio do Valongo e a antiga Estação Ferroviária da SPR – São Paulo Railway, em direção ao complexo da Petrobras.
No meio do caminho, surgirá a Pracinha, que levará o nome de Frei Cosme.
Por enquanto foram escavados alguns pequenos buracos exploratórios bem próximos ao muro do Santuário e da parede da antiga estação de trem. Na continuação, em algumas semanas, será a vez das máquinas pesadas entrarem em ação, abrindo crateras maiores e mais profundas, já no terreno onde ficará a Praça.
Aí, se tudo acontecer sem achados ou imprevistos, será elaborado um relatório pelo IPHAN, com poder de salvo conduto, para a concretização final do projeto. Tal cenário permitiria até que as diversas comunidades interessadas na obra, pudessem vislumbrar, sem suspenses e com aceitável transparência, a data do esperado capítulo final…
Roteiro Esquemático em Fotos
I – IPHAN Reinicia Pesquisas Arqueológicas
Fotos: Dezembro/2018
Novo começo dos trabalhos de campo, na viela que sai do Largo, em direção ao local da futura Praça.
- À esquerda: Muro e paredes do Santuário.
- À direita: Paredes da antiga Estação Ferroviária.
- No meio do trajeto: Local da futura Praça.
- Ao fundo: Torre do Complexo Petrobras.
II – Vista a Partir do Largo
Fotos: Novembro/2018
- Fotos 1 e 2: O Largo e a ruazinha entre o Santuário e a Estação.
- Foto 3: Continuação da pequena rua.
- Foto 4: Local da futura Praça, demarcado pelo muro metálico.
Fotos: Dezembro/2018
- Fotos 1 e 2: Reinício das pesquisas na ruela.
- Foto 3: Continuação da viela.
- Foto 4: No local da Praça ocorrerão as escavações de maior porte.
III – Vista a Partir da Praça
Fotos: Novembro/2018
- Foto 1: Final da ruela. Em primeiro plano, local da Praça. No meio, à direita, fundos do Santuário. À esquerda a Estação e bem ao fundo, parte do Museu Pelé.
- Foto 2: Em primeiro plano, o terreno da Praça. Ao fundo os vizinhos ilustres, a partir da Esquerda: Cais do Porto, fundos da Estação, parte do Museu Pelé e lateral do Santuário.
- Foto 3: Local da Praça, guindastes do Cais e parte da antiga Estação.
Fotos: Dezembro/2018
- Fotos 1 e 2: Em primeiro plano o local da futura Praça. Ao fundo, da esquerda para a direita: Cais do Porto, Estação, Museu Pelé, Santuário e pequenas áreas do complexo Petrobras.
- Fotos 3 e 4: A ruela com as escavações próximas ao Largo. À esquerda a Estação, à direita muro do Santuário e, ao fundo, fachada quase completa do Museu Pelé.