Darlinda Ferrari Venâncio |
- Darlinda nasceu em Santos – SP, em 1933.
- Nessa época sua família vivia na Rua Visconde de Embaré e frequentava a igreja do Valongo, que ficava bem próxima.
- Durante os anos 1950, Darlinda pertenceu à Pia União das Filhas de Maria do Valongo e também colaborou como professora de catecismo das centenas de crianças que Frei Cosme preparava para a Primeira Comunhão.
- Em 1952 começou a trabalhar como Atendente de Enfermagem, permanecendo nessa atividade até 1958, quando iniciou o curso de Enfermagem, na Santa Casa de Santos. Formou-se enfermeira em 1960.
Leia mais e como era a intimidade de Darlinda Ferrari Venâncio, com Frei Cosme, em:
“A Amiga Enfermeira”
- Ainda no mesmo ano de 1960, casou-se com Dalmo Venâncio, congregado mariano no Valongo. O casamento acabou sendo celebrado por Frei Gil Maria, frade também muito querido pelos paroquianos, pois Frei Cosme, o “casamenteiro titular”, estava doente.
- O casal de marianos do Valongo teve dois filhos: Douglas e Dalton.
- Logo no início da vida matrimonial, Darlinda foi morar com o esposo Dalmo em São Vicente. Ajustou também a vida profissional, transferindo seu local de trabalho, da Santa Casa para o Pronto Socorro da Zona Noroeste, mais próximo da nova moradia.
- Isso fez com que a Igreja de Santo Antônio do Valongo ficasse um pouco fora de mão e com frequências cada vez mais espaçadas. Quando Frei Cosme morreu só ficou sabendo da triste ocorrência, dias depois, após um de seus longos plantões de 24 horas. Ainda assim, até hoje, a antiga enfermeira de Frei Cosme, mantém o hábito de participar de algumas missas especiais no Valongo, onde pode encontrar e compartilhar saudades ou lembranças com algumas amigas queridas como a Osmarina (Amiga n.º 10), a Alzirinha (Amiga n.º 12), bem como outras companheiras daquela época…