No dia 18 de março de 2012, domingo, às 10:00 horas, realizou-se um encontro entre representantes dos Amigos de Frei Cosme e os membros da Ordem Franciscana Secular (OFS), na capela da Irmandade, no Santuário de Santo Antônio do Valongo.
O evento, a convite do Diretor da OFS, Oswaldo da Cruz, antecedeu uma das reuniões formais da Irmandade. Na sua autoapresentação o Irmão Oswaldo ressaltou que a partir do ano de 1973 se tornara um colaborador de Frei Cosme, acompanhando-o durante alguns anos. Nessa época ele o auxiliava quando tinha que pegar o ônibus para ir celebrar na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Declarou também ser profundo admirador e devoto de Frei Cosme.
Pela parte dos Amigos de Frei Cosme, em rápida palestra, foi transmitida aos irmãos franciscanos, a essência dos objetivos do movimento, principalmente do mecanismo de comunicação usado, seu Site / Blog.
Durante a troca de ideias sobre formas práticas de colaboração mútua, constatou-se que entre os presentes se achavam cerca de 10 pessoas, contemporâneas, conhecedoras e com vários níveis de ligação com Frei Cosme.
A maioria desses antigos amigos ficou de pesquisar seus acervos pessoais, na busca de fotos, documentos e lembranças diversas, encaminhando-as em empréstimo para o Irmão Oswaldo da Cruz que providenciará a digitalização necessária / outras providências para divulgação no Blog de Frei Cosme.
Ainda houve tempo para outros relatos e comentários dos presentes, destacando-se os de um irmão que descreveu sua primeira comunhão, preparada e realizada por Frei Cosme em 1946; bem como as recorrentes e sofridas subidas do frade alemão ao Morro de São Bento. Por seu lado, uma das irmãs, discorreu com ênfase sobre um tema merecedor de toda a atenção e futuro aprofundamento. Contou ela que por ocasião do translado dos restos mortais de Frei Cosme, do Cemitério do Paquetá para o Valongo, foram ouvidos muitos relatos de graças recebidas através da intercessão do querido frei do Valongo.
Encerrando, o Reitor Frei André Becker aproveitou para pedir a todos que sempre que tivessem oportunidade, dessem destaque em todas as formas de comunicação, Imprensa/TV inclusive, para o fato e a importância de os restos mortais de Frei Cosme se acharem no Santuário de Santo Antônio do Valongo.
Nasci na Rua Marques do Herval 76, ao lado da Igreja do Valongo e minha infância foi no bairro. Tive muito contato com Frei Cosme, cheguei a ajudar nas missas na distribuição do pão de Santo Antonio, como era falado na época. Minha primeira comunhão e Bodas de Prata de meus Pais celebradas pelo Frei Cosme. Tenho algumas fotos com o Frei.
A garotada ficava esperando o Frei sair todas as manhãs para pedir santinho e acompanhar o Frei pelas suas andanças pela Cidade.
Tenho muitas saudades daquela época principalmente do Frei Cosme.
Caro Mario Bergadá Gomes
Frei Cosme Ballmes era meu tio, eu era 3 – 6 anos de idade, quando em Emmerich, Alemanha visitou a nossa família. Ele faleceu quando eu tinha 9 anos e eu já não vivia em Emmerich.
Estou orgulhoso de que ele é que muitas pessoas ainda me lembro bem, e que foi feito o website do público para Frei Cosme.
Se você tem fotos de Frei Cosme, a nossa família seria feliz para obter esse! Por favor, enviá-los via Internet para bernd.ballmes@t-online.de ou bernd.ballmes@gmx.de
Muito obrigado e amor de Emmerich
Bernd Ballmes (Facebook-User)
Olá Bernd Ballmes, como esta voce, espero que esteja tudo bem. Estou reorganizandos meus emails e estou relendo a história do Frei Cosme quanta saudades que sinto………..vou tentar ser seu amigo no FACEBOOK