O SUPERCOROINHA
Por volta do ano 1956
Um festivo dia da Padroeira de Santos
Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat
Como já relatado em seu Perfil, o Amigo n.º 37, foi coroinha de Frei Cosme, durante alguns dos últimos anos da década de 1950.
Por volta do ano 1956
Um festivo dia da Padroeira de Santos
Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat
Como já relatado em seu Perfil, o Amigo n.º 37, foi coroinha de Frei Cosme, durante alguns dos últimos anos da década de 1950.
Fontes ligadas à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, confirmaram a saída dos Frades Menores do Valongo, em Santos-SP, e a consequente entrega da Paróquia da Assunção e do Santuário Santo Antônio, à Diocese local. O prazo final para que isso aconteça é 31/12/2020. Já as cerimônias das despedidas formais, devido às interferências da pandemia, poderão escorregar para o início de 2021.
Os Encontros dos Ex-Seminaristas Franciscanos da Província da Imaculada Conceição que acontecem há 40 anos sempre se realizaram no Seminário Santo Antônio, em Agudos-SP. O último ocorreu entre os dias de 30 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020. Continue lendo “Ex-Seminaristas Franciscanos: 40 Anos de Encontros”
A universal tradição cristã dos Presépios teve início na Idade Média, no ano de 1223 na cidadezinha italiana de Greccio, quando São Francisco de Assis montou e representou, com pessoas e animais, o nascimento de Jesus.
Nos últimos dias de agosto/2019, a Prefeitura Municipal de Santos, formalizou as derradeiras providências burocráticas que permitirão finalizar a interminável novela, de seis longos anos, que vem sendo acompanhada pela comunidade amiga do Valongo.
UM ENCONTRO JUBILAR
Nos dias 30 e 31 de Janeiro e 1º de Fevereiro de 2020, acontecerá o tradicional Encontro bianual dos Ex-Seminaristas Franciscanos.
O de 2020 será especialmente festivo, pois marca os 70 anos do Seminário de Agudos.
Continue lendo “Encontro de Ex-Seminaristas Franciscanos – 2020”
O acompanhamento de quase seis anos, que o Site faz, rotineiramente, sobre a evolução / andamento do Projeto da Praça Frei Cosme, entra no segundo semestre de 2019 envolto em atmosfera estranha que sinaliza, exigirá atenção redobrada da comunidade.
Quase dentro das previsões, um mês após a publicação, em 18/11/2018, da Parte I do 5º Capítulo, recomeçaram as escavações coordenadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O reinício dos trabalhos começou a partir da ruela que, com origem no Largo Marquês de Monte Alegre, avança entre o Santuário Santo Antônio do Valongo e a antiga Estação Ferroviária da SPR – São Paulo Railway, em direção ao complexo da Petrobras.
No meio do caminho, surgirá a Pracinha, que levará o nome de Frei Cosme.
Foi São Francisco de Assis quem montou o primeiro Presépio, em Greccio – Itália, em 1223.