108.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE FREI COSME
MISSA DE HOMENAGEM EM 06/07/2014
Era para ser uma celebração franciscana. Alegre, porém simples e discreta. Afinal, a homenagem se destinava a um frade, exemplar discípulo de São Francisco de Assis.
A Missa, organizada pelos Amigos Flávio de Souza Côrtes Câmara e José Auro da Cruz, para comemorar o 108.º aniversário de nascimento de Frei Cosme Ballmes, de fato assim aconteceu, com alguns detalhes adicionais, merecedores de registro.
O LOCAL
O evento ocorreu no domingo, 6 de Julho de 2014, no Santuário de Santo Antônio do Valongo.
Para alguns dos que atenderam ao convite para a Missa, apesar da identidade que tinham com o endereço, o local guardava a primeira surpresa.
De repente, perceberam que a antiga e respeitável dupla formada pela original estação ferroviária inglesa, ao lado da magnífica igreja barroca do Valongo, se transformara no mais vistoso trio santista, em termos de atração turística, cultural e religiosa.
Naquela agradável noite de inverno, o recém inaugurado Museu Pelé, era quem enfeitava os dois vizinhos frontais, com sua rutilante iluminação noturna. Sinais de renovação e renascimento…
A CERIMÔNIA
Pela primeira vez, o Grupo de Amigos de Frei Cosme organizava uma Missa, em homenagem ao seu patrono.
Aproximadamente 60 convidados, entre paroquianos, simpatizantes e Amigos do frei homenageado, prestigiaram a cerimônia conduzida por Frei Hipólito Martendal. O celebrante, de forma coloquial e comunicativa, racapitulou a vida e a obra enaltecedora do colega franciscano.
Como destaque diferencial, durante a Missa, o Coral Gregoriano de Santos, enlevou os fiéis, com suas harmoniosas modulações, entoadas em latim.
A CONFRATERNIZAÇÃO
Após os atos religiosos, vários grupos se formaram, no átrio da igreja, para confraternizarem. Diversos amigos se reapresentaram, após décadas de ausência mútua. Saudades e alegria geral!
Nas avaliações finais sobre o encontro, o Grupo de Amigos, destacou, em paralelo à homenagem:
-
- A felicidade em reencontrar antigas e grandes amizades.
- Novos interessados em ingressar no Grupo de Amigos.
- A participação do Coral Gregoriano de Santos na Missa e, de forma especial a audição do refinado solista Marcelo, durante o Salmo Responsorial.
- As palavras carinhosas e bem-humoradas de Frei Hipólito, em seu sermão e nas referências a Frei Cosme.
- A presença do Amigo Tricampeão Mundial Clodoaldo Tavares Santana que, apesar da apertada agenda de eventos e entrevistas, em plena semana de semifinais da Copa do Mundo, pacientemente atendeu e se deixou fotografar ao lado de cada solicitante.
AGRADECIMENTOS:
EVENTO DO 108.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE FREI COSME
-
- A Frei Cosme Ballmes: Por sua obra e legado espiritual que originou e permitiu este evento.
- Ao Carlos Alberto Moreira Pinheiro (In Memoriam), Amigo n.º 1: Realizador do translado dos restos mortais de Frei Cosme para o Santuário do Valongo e idealizador do Grupo de Amigos.
- Aos Freis: André Becker (Reitor do Santuário do Valongo) e Sílvio Tadeu Mascarenhas (transferido para São Sebastião / SP), incentivadores e apoiadores de primeira hora, do Grupo de Amigos.
- Ao Frei Hipólito Martendal, pela colaboração direta, no planejamento da Missa.
- Aos Amigos: Flávio e José Auro, organizadores desta homenagem a Frei Cosme.
- Ao Coral Gregoriano de Santos que a todos encantou durante a Missa: Na pessoa de seu Presidente Antônio Augusto e dos coordenadores Constantino Bento Júnior e Oswaldo Ferreira Franco.
- A todos que colaboraram, estiveram presentes na homenagem ou participaram de alguma maneira na preservação da memória de Frei Cosme, levando adiante seus ensinamentos.
Obrigado e que nosso patrono nos inspire e proteja!
Saudade da infância!!!
Você parece um Padre nesta foto, sou a cilinha
O canto Gregoriano foi a melhor maneira de homenagear o saudoso Frei Cosme.Que saudade!
Que benção essa foto!!!
Nossa fiquei emocionada em te ver assim você lindo meu amigo bom te encontrar a luzia está bem? boa a noite e beijos
O canto gregoriano é uma oração!